Após a quilha estrutural montada e toda a estrutura afagada vamos iniciar o revestimento do casco. o revestimento é feito com compensado naval multilaminado de cedro puro com 10 mm de espessura.
Inicialmente devemos decidir o tamanho dos painéis de compensado que conseguimos aplicar facilmente de cada vez. No sentido transversal os painéis são limitados pelas quinas dos chines, entretanto, no sentido longitudinal do casco temos como limite apenas o tamanho da chapa de compensado. Sugere-se painéis menores e que as junções no sentido longitudinal sejam feitas utilizando as próprias seções transversais. Um dos benefícios da utilização de painéis menores são a facilidade do manuseio e o uso mais eficiente do material, uma vez que os painéis menores são mais fáceis de marcar e ajustar antes da fixação final.
O revestimento deve ser iniciado pelo painel que se sobrepõe à quilha estrutural. No sentido longitudinal do casco os painéis são emendados com uma junta de topo sobre a seção transversal. No sentido transversal do casco os painéis são emendados de forma chanfrada.
Os painéis devem ser colados com cola epoxi e cavilhados.
Após o término do revestimento adoce todas as quinas para um melhor revestimento de fibra de vidro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário