sábado, 23 de fevereiro de 2008

Processo de lixamento, aplicação de massa e pintura

Após a laminação deixar curar por alguns dias, retirar o "Peel Ply", cortar rebarbas de fibra e então iniciar o processo de lixamento, aplicação de massa e pintura os quais necessitam de grande técnica de acabamento para serem produzidas peças de qualidade. É um erro pensar que, em se tratando de um barco feito por um amador, seu acabamento externo tenha que necessariamente ficar pior que um barco de produção seriada. A diferença é que muitos construtores negligenciam esta parte do trabalho, por falta de paciência ou de técnica. Deve se destacar que, além do acabamento cosmético, o trabalho de massa e lixa é fundamental para a suavidade das linhas do casco e apêndices que estão submersos para que seja garantida a performance da embarcação.
É possível acabar barcos "one-off" com o mesmo grau de perfeição dos barcos de produção seriada. Entretanto, deve-se destacar que esta tarefa requer muito trabalho. E não pense que alguém pode fazer um bom trabalho de acabamento em pouco tempo, pois simplesmente esta hipótese não existe.
Com uma lixadeira circular e de cinta e vários discos/cintas de lixa grão 36, fazer a lixagem bruta das maiores irregularidades. Para auxiliar no processo de lixamento utilize um virote de madeira sobre toda a área e marque os pontos mais altos. Nestes locais aplique a lixadeira para desbastar, mas certifique-se que não haverá comprometimento na espessura final do casco.
Tenha em mente que lixar é sempre mais difícil e cansativo que emassar, entretanto, o trabalho correto requer o máximo de lixamento. Tentar cortar caminho, preenchendo buracos com masa a todo momento para evitar o trabalho de lixa, costuma não trazer bons resultados , pois você começa a abrir novas áreas de descontinuidade ao redor deste local. Assim, ponha na cabeça que lixar é o melhor a fazer.
Feito o que é possível com a máquina, as operações subsequentes devem ser manuais.
O processo de lixagem manual deve ser feito com réguas de compensado de 10 mm de espessura, com 600 mm de comprimento e 100 mm de largura. Deve possuir duas empunhaduras de modo a facilitar o trabalho de lixação. Utilizar lixa de calafate de grãos 36 e 60.
Quando o casco estiver liso e praticamente sem altos e baixos, aplicar massa à base de epoxi.
Caso o carenamento estiver de médio para bom podemos prever cerca de 3 mm de espessura de massa para iniciar o lixamento.
Na aplicação de massa você pode utilizar um desempeno com um dos lados com dentes quadrados de 3x3 mm. Desta forma a massa aplicada fica com aparência de terra arada que facilitará o lixamento, pois você terá apenas 50% do material para comer inicialmente com a lixa de grão 36. Após a primeira passada e lixamento, preencha o restante com massa e lixe novamente. Reiniciar a operação de lixamento com grão 60 e na sequência grão 80.
Para certificar que o serviço está terminado pode-se aplicar uma anilina dissolvida em álcool sobre a superfície. Lixar mais um bocado. Nos lugares onde precisar de massa a superfície ainda estará colorida pela anilina e onde ela já estiver nivelada a anilina terá desaparecido. Aplicar mais massa nestes últimos lugares, lixar mais uma vez, continuando com a lixa grão 80 e o serviço estará terminado.
Os chines devem ficar o mais arredondados possível, e da mesma forma a aresta da popa, fundo do barco e roda de proa. Com o revestimento do casco concluído aplicar uma demão de primer epoxi de aderência e duas demãos de primer epoxi de acabamento. Marcar a linha d'água deixando essa pintura com acabamento com rolo de pintura. Na parte do costado acima da linha d'água aplicar lixa d'água começando com grão 80 e terminando com grão 320. O costado ficará com um semi-brilho.
A partir daí o casco estará pronto para ser virado.
O próximo passo seria a confecção do berço e viragem do casco.

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