sábado, 16 de fevereiro de 2008

Construção das seções

O veleiro é construído sobre anéis transversais aos quais convencionamos chamar de seções.
Estas seções se constituem em anéis feitos com sarrafos de madeira cedro de 50x25 mm, as vezes com compensado naval de cedro puro multilaminado colados a eles com cola epóxi, quando então passam a ter mais um aspecto de anteparas do que de cavernas. Como os anéis são completos, na parte do convés as madeiras são laminadas em curva, com sarrafos de 10 mm de espessura, conforme o abaulamento do convés, mas sempre continuam com uma seção de 50x25 mm.
Nos vértices onde duas madeiras se juntam os encaixes devem ser do tipo meia madeira. Nos casos onde existam compensados do outro lado da seção podemos fazer junta seca.
O veleiro multichine 31 é composto originalmente de 14 seções: 0; 1; 2; 2,5; 3; 4; 4,65; 5,18; 6; 7; 8; 9; 10,17 e 11. No caso do veleiro TAGA foi acrescido mais uma seção, posicionada entre a seção 9 e a seção 10,17, de modo a facilitar a construção posterior do novo cockpit.
Todas as seções receberam, depois de prontas, duas demãos de selante de modo a proteger a madeira durante a construção do veleiro.

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