sábado, 23 de fevereiro de 2008

Revestimento do casco com fibra de vidro

Com o revestimento de fibra de vidro, o casco irá completar sua integridade estrutural.
A operação de laminação do casco consiste em aplicar 3 camadas de combinado biaxial de tecido 612 g/m2 e manta 225 g/m2 impregnadas com resina epoxi sobre o compensado.
Cálculo da previsão do gasto em fibra e resina:
Área do casco: 32 m2
Áreas das sobreposições de fibra da quilha estrutural e emendas: 10,3 m2
Área parcial: 42,3 m2
Perdas (20%): 8,46 m2
Área total: 51 m2
Peso da fibra: 837 g/m2 x 51 m2 x 3 = 128 Kg
Peso da resina: 42,3 m2 x 3 x1,5 = 160 Kg
Foram adquiridos 140 Kg de combinado biaxial e 160 Kg de resina epoxi. Gastamos 130 Kg de fibra (incluindo aí as perdas) e 140 Kg de resina.
O segredo de um serviço bem sucedido de laminação de fibra de vidro é uma preparação adequada. Seguindo uma sequência planejada o serviço se torna fácil e rápido.
Aconselhamos cortar antecipadamente toda a fibra de vidro e estocá-la marcada. Desenhar os painéis no casco e utilizar cores diferentes para cada camada. Desencontrar as emendas entre camadas e fazer sobreposições de 50 mm nas emendas. Na roda de proa as placas de um bordo do costado devem avançar até 150 mm para o outro bordo. No fundo as placas devem ir desde as placas do costado até 150 mm além do painel horizontal do fundo, no outro lado. Repetir esta operação no outro lado, o que duplica a espessura de fibra no fundo do casco e na roda de proa.
Iniciamos a laminação pelo fundo do casco e pela popa. Após a laminação completada no fundo do casco passamos para os bordos. Após o término de laminação de cada bordo aplicamos uma camada de "Peel Ply" de modo a dar um melhor acabamento na laminação. Essa camada de "Peel Ply" é retirada somente por ocasião da lixagem e aplicação de massa no casco.
O trabalho de laminação deve ser feito em um mesmo dia. No nosso caso o trabalho foi feito em 7 horas.

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